segunda-feira, 13 de abril de 2015

4 Aula: A Páscoa dos Gentios - 19/04/2015

4ª. Aula: A PÁSCOA DOS GENTIOS (OS QUE NÃO SÃO JUDEUS)
Data: 19/04/2015
Texto: Êxodo 12
Introdução
Êx 12:7 – “E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.”
v.8 – A carne tem que ser assada, nada de cozida na água. Nada cru.Comer preparado para sair.
Êx 12:12-29 – Porque o próprio Deus passaria pelo Egito e a casa que não tivesse o sangue nas ombreiras, todos os primogênitos que estivessem dentro dela morreriam, mas nas casas dos israelitas obedientes nenhum morreria.
Assim aconteceu. O sangue seria o sinal.
À noite Deus passou e houve morte em todos os lares dos egípcios. Tudo havia sido orientado por Deus a Moisés.
Páscoa significa “passar por cima”, livramento.
Então é esta Páscoa celebrada até hoje pelos judeus.
O povo de Deus foi guardado. Pronto para sair
Êx 12:11 – “Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.” Celebrareis esta festa todos os anos e ensinareis a vossos filhos que o vosso Deus é o Deus de Israel e que vos deu este grande livramento: não serem mais escravos, mas livres.
Portanto a festa judaica “Pesach”, Páscoa, representa a libertação para uma nova vida.
E A NOSSA PÁSCOA? Lucas 22:8
O Senhor Jesus é o nosso Cordeiro pascoal.
O profeta João veio ao mundo para apresentar Jesus como nosso Cordeiro. Jesus desceu às águas para ser batizado por João, que o viu chegando e anunciou: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1:29.
Jesus veio ao mundo para morrer por nós e o seu sangue derramado na cruz do calvário nos liberta da escravidão do pecado.
Para os servos do Senhor Jesus, os salvos, a Páscoa é a redenção e é comemorada não num dia de calendário, mas todos os dias se alegram por serem livres das amarguras que o pecado escravizador traz.
O Senhor Jesus, antes de morrer, chamou os seus servos, Pedro e João e deu-lhes uma ordem: Lucas 22:8 – “Preparai-nos a páscoa, para que a comamos.” Pedro, João e os outros eram judeus, conheciam as comemorações da Páscoa judaica; mas esta seria nova para eles.
Jesus apresentava-se como o Próprio Cordeiro.
A Palavra nos ensina que Jesus pegou um cálice com vinho de uva, deu graças a Deus Pai e deu aos seus discípulos para beberem.
Depois pegou o pão, partiu, deu aos seus discípulos e disse: Este pão é o meu corpo que é partido por vós.
Jesus apresentou uma nova Páscoa, um novo testamento, não mais com cordeiro, pães asmos e ervas amargas.
Desde sua morte no Calvário, nós iríamos lembrar este sacrifício todos os dias de nossas vidas e a Páscoa verdadeira foi registrada na Bíblia com orientação para os servos fiéis.
Lucas 22:19–20 - “E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento do meu sangue, que é derramado por vós.”
Assim Jesus mostrou que no passado morria um cordeiro, hoje Jesus é o Cordeiro de Deus que morreu por nós.
Ele tira a amargura de nossas vidas, trazida pelo pecado. Ele lava nossos pecados com seu sangue e nos dá o seu Espírito Santo.
Nossa Páscoa é a Páscoa dos que aguardam a volta do Cordeiro de Deus, Jesus; é vivida todos os dias até a sua volta.
Repassamos uma frase de uma menina do ensino fundamental, lamentando o mal entendido que o mundo aprende sobre a Páscoa: “Hoje o mundo comemora a Páscoa totalmente diferente da Bíblia, trocam o cordeiro por coelho, e o sangue por chocolate.”
Páscoa significa passar por cima. É o que foi feito pelo Senhor para promover a libertação do cativeiro do Egito.
Nossa Páscoa é a libertação do mundo, do pecado e do mal que o assola.
O sangue nos umbrais das casas é passado agora no coração dos que creem no Senhor Jesus, o Cordeiro de Deus. Ele está vivo no meio da sua Igreja Fiel e é segurança da saída deste mundo para o encontro com Ele no arrebatamento.
Vocês ouviram sobre a história das duas páscoas (judeus e cristãos). E a Palavra de Deus falou em coelho, ovo e chocolate?
Não! A Bíblia não falou isso!
Então não se enganem! O Cordeiro no Velho Testamento aponta para o Cordeiro do Novo Testamento, Jesus.
Cantar o hino: Igreja Corpo de Cristo
Intermediários e adolescentes: Terminar todos lendo o texto: Ap 22: 20 – “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.”
Sugestões de hinos
1- Aquilo que melhor existe
2- Quando Israel saiu do Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário