sábado, 2 de maio de 2015

A Santificação na vida de Samuel

ASSUNTO: A SANIFICAÇÃO NA VIDA DE SAMUEL
TEXTO FUNDAMENTAL: 1 Samuel 1:9-11

Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. ”

Então Ana se levantou depois que comeram e beberam em Silo, e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor.
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
E votou um voto, dizendo: Senhor dos exércitos! Se benignamente atenderes para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

Foi pedido ao Senhor por r uma mãe que não tinha filhos e dentro do pedido desta mão já havia um propósito no seu coração:
Versículo 11 – “Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. ”
Samuel nasceu. Uma criança que alegrou o coração de sua mãe Ana e seu pai Elcana.
1 Sm 1:24 – “...havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do Senhor, em Siló, e era o menino ainda muito criança. ”
Ana sentiu muita alegria em dar Samuel ao Senhor. Ela adorou ao Senhor com um cântico muito bonito.
A INFANCIA DE SAMUEL
1 Sm 2:18 – “Porém Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho.”
Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda pequeno. Ele vestia um éfode de linho, símbolo do sacerdócio. A mãe dele, e ano em ano, fazia uma túnica nova para ele. Isto mostra que ela acompanhava o crescimento dele.
Os pais nos dias de hoje continuam sendo responsáveis pelos filos, principalmente ensinando-os a amar o senhor Deus.
Dt (6:5-7) – “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. ”
E Samuel vestia o éfode quando ia estar ao lado do sacerdote Eli. Como Samuel vestia aquela roupa santa, Deus quer as crianças e os adolescentes vestidos com santidade, preparados para Deus.
Um dia Deus chamou Samuel, porque queria falar e não havia com quem falar. As pessoas que deveria ser servo de Deus saíram do seu propósito, andavam como as pessoas do mundo, eram maus, desobedientes e queriam trazer as ideias o mundo para dentro da casa do Senhor.
(1 Jo 2:15) – “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. “
1 Sm 2:17 – “Era, pois, muito grande o pecado destes mancebos perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor. ”
Muito triste, quando Deus abençoa seus servos e eles não querem ouvir a voz de Deus sim a voz dos inimigos!
Então, Deus chamou Samuel quando ele já estava deitado para dormir. “Samuel! ”. Ele levantou-se, foi ao sacerdote e disse: “Eis-me aqui”. “Vai deitar-te, eu não te chamei”. É que o sacerdote não ouvia mais Deus falar.
Segunda vez, Deus chamou Samuel e ele foi ao sacerdote: “Eis-me aqui porque me chamaste”. O sacerdote disse: “Vai deitar-te”. Terceira vez, a mesma coisa, vai deitar-te.
Então o sacerdote se lembrou de quando Deus falava com ele e, desta vez, ele, que só mandava Samuel deitar-se, disse: Olha, é Deus quem está te chamando e se te chamar pela quarta vez, responde: “Fala Senhor, porque teu servo ouve. ”
Eli sabia como era a voz de Deus, sabia responder, mas Deus não falava mais com ele, porque ele envelheceu espiritualmente. Então, quem envelhece espiritualmente não ouve mais a voz de Deus. Manda quem quer servir a Deus se deitar. Continua sabendo que Deus fala e até sabe, na teoria, como deve falar com Deus.
Samuel então, mesmo criado ao lado de uma pessoa envelhecida quanto á obra de deus, não se acomodou, e depois que ouviu Deus falar, nunca mais procurou Eli para ouvir o que Deus queria dizer a ele. Então, se o Espírito Santo já mostrou a você, criança, adolescente, professora, servo, que Deus fala, não temos de pedir opinião às pessoas que envelheceram na Obra de Deus sobre o que devemos fazer.
“Eis que faço novas todas as coisas”, diz-nos o Senhor.
1 Sm 3:19 – “Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar. “
Bem, qual foi o caminho de Samuel?
Ficou adulto, homem de Deus, servo durante toda a via. “E todo o Israel(...) conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor. ” (1Sm 3:20)
Vimos um Samuel pequeno, que nem conhecia a voz do Senhor. Vimos um Samuel home, profeta.
Vimos um Samuel adulto, sacerdote, santificando os holocaustos do Senhor, vimos um Samuel adulto, juiz, governando o povo de Deus e preparou tudo até que Davi pudesse assumir o trono e governar o povo.
CONCLUSÃO
Deus quer que as crianças e adolescentes com experiências para se tornarem adultos, obreiros, diáconos, ungidos, pastores, professoras, instrumentistas...servos e servas usados de toda maneira na Obra do Senhor. Preparar um povo bem-disposto para a Obra de deus, crianças que serão adultos com caráter espiritual. “E o mancebo Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o Senhor como também para com os homens. ” (1 Sm 2:26). Adolescentes de testemunho, fugindo das imoralidades oferecidas pelo mundo. Deus está chamando para uma obra de testemunho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário