terça-feira, 4 de agosto de 2015

Aula CIA - 09/08/2015 - Carta do Apóstolo João a Igreja de Sardes

Texto: Ap 3:1-6
“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Introdução

Logo no início Jesus se apresenta como aquele que tem os sete espíritos de Deus – Total Perfeição. Sabem quem falou sobre isso 800 anos antes dele nascer? O profeta Isaías: Is 11:2 – “E repousará sobre ele: o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Abriram a Palavra em Isaías 11:2 para lerem devagar, todos juntos?
Que maravilha Apocalipse confirmando o Profeta Isaías. Quando precisamos de ajuda é só invocarmos o nome de Jesus.
A Igreja Fiel pertence a este Deus maravilhoso. 

O que Ele disse à Igreja de Sardes?

Ap 3:1 – “… Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.”
Tudo o que está escrito na Bíblia é para nossa instrução, para que nos desviemos do mal e possamos estar preparados quando o Senhor Jesus chamar o nosso nome. Por isso devemos ir à igreja com alegria, com boa vontade, e não empurrados pela mãe ou pelo pai. Porque há adultos, crianças, que também estão mortos. Com todos os sete Espíritos, não há como enganá-lo!

O que Ele aconselha?

Ap 3:2 – “Sê vigilante…”, lembra dos ensinos da Palavra.
Talvez você esteja ouvindo como Adão e Eva, a mentira da serpente. Não estamos na hora de perder tempo com o pecado, porque Ele diz que voltará de repente, como um ladrão, e não sabemos a que horas Ele voltará.
Ap 3:3 – “… arrepende-te …” Devemos ler e examinar a própria vida diante da luz da Escritura. E se houver em nós algum problema, nos arrependermos e buscar a restauração no Senhor Jesus. 

Como tratarei meus servos fiéis?

Ap 3:4 “… comigo andarão de branco …”
Ap 3:5 “… de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida…”
Então há perigo de alguém ser riscado do Livro da Vida? Se insistir em continuar desobediente e fazendo pouco caso do sangue de Jesus, sim. Promete o Senhor ainda que apresentará cada um dos seus diante do Pai.
Não queremos ouvir: “Não vos conheço”!
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ap 3:6 

Cantar o hino Is 11:2 – O povo que andava em trevas

Nenhum comentário:

Postar um comentário