quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Aula 4 - A luz do Mundo - João 8:12

TEMA: A PALAVRA REVELADA
AULA 4 – A LUZ DO MUNDO – JOÃO 8:12
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:12  

INTRODUÇÃO
O objetivo dessa aula é mostrar que o Senhor Jesus é a luz que nos guia e garante a vida eterna.
O “Eu Sou” aponta para Jesus presente conosco em todos os momentos suprindo todas as nossas necessidades (“Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém.” Mt 28:20).
Jesus é a revelação de Deus para o mundo (“Luz do mundo”) e dissipa (desfaz) todas as trevas (pecado).

DESENVOLVIMENTO
Jesus sempre se revelou como o provedor (Eu sou: o pão, a água, o caminho, a verdade, a vida, a luz). Assim como vocês precisam se alimentar e beber água todos os dias, precisarão de Jesus todos os dias de suas vidas, pois Ele é o pão e a água da vida.
Quando Deus criou o céu e a terra, a primeira coisa que Ele disse foi: “...Haja luz. E houve luz” (Gn 1:3). A terra fala dos nossos corações e o projeto de Deus é que a luz esteja sempre dentro de nós. Crianças, intermediários e adolescentes que ainda não conhecem a Jesus estão com corações em trevas, na escuridão, que apontam para a morte espiritual, mas vocês estão tendo a oportunidade de conhecerem um Jesus revelado (luz do mundo), de andarem na luz e terem uma vida espiritual abundante.
Desde o início o Senhor se preocupou em separar as trevas da luz. “E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas”. Gênesis 1:4.
As trevas nos fala do mundo onde habita a escuridão, o pecado. A escuridão só é dissipada mediante a luz. Jesus quer iluminar o coração do homem para retirar todo o pecado (as coisas feias e más que não agradam a Deus, mentira, brigas, palavras feias, filmes imorais, programas indecentes, amizades impróprias, e muitas outras coisas, o engano, a mentira, a desobediência, a idolatria). Jesus quer retirar tudo aquilo que não agrada a Ele dos nossos corações. “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”. I João 1:7
Mas Jesus nos dá um conselho maravilhoso: “Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai”. João 12:35
Onde há luz enxergarmos todas as coisas. Com Jesus na nossa vida vemos o projeto de salvação, de vida eterna que Ele tem para nós.
O cego de nascença não vê a luz, vive na escuridão. Assim é o homem que não conhece a Jesus, vive em trevas e todas as coisas lhe parecem normais, mas o projeto do Senhor é curar a cegueira espiritual do homem para que possa ver a luz, enxergar tudo a sua volta e discernir o pecado que tão de perto nos rodeia.
A luz é a palavra revelada que nos instrui a andar no caminho (“Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho” Sl 119:105). Andar na luz, na revelação nos garante a preservação, o livramento de tropeços e nos leva até o alvo, a eternidade. Andar na luz, na revelação é também consultar ao Senhor todas coisas para termos segurança e vitória. Deus quer se revelar de maneira profunda através de sua Palavra, pois a Palavra Revelada é a boca de Deus falando à sua igreja.  

CONCLUSÃO
O Senhor quer que estejamos na luz! Assim, alcançaremos todo o projeto que Ele determinou para nós na vida espiritual, na escola, nos lares, na igreja, enfim, em todo o nosso viver, esse é o segredo da nossa vitória.
O desejo de Deus é que desde a meninice as crianças, intermediários e adolescentes estejam guardando dentro dos seus corações a Palavra de Deus, pois só assim farão escolhas de acordo com a vontade de Deus e andarão na luz.
“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” II Timóteo: 3: 15

Sugestão de louvor: Lâmpada para os meus pés

2 comentários: