quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Culto de Senhoras – 16/09/15

ASSUNTO: UM POVO ESCOLHIDO POR DEUS
TEMA: MOISÉS
“Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.” Êx 3.6

INTRODUÇÃO
Moisés foi um grande legislador hebreu, pertencente à tribo de Levi.
Nasceu debaixo de um decreto de morte, pelo qual todos os meninos deveriam ser mortos. Seus pais eram Anrão e Joquebede.
Joquebede escondeu o menino durante três meses em sua casa. Não podendo mais escondê-lo, preparou um cestinho de junco, barrou com betume e pez, colocando- o no rio Nilo, onde a princesa filha de Faraó banhava-se.
Foi achado e entregue a uma ama de leite hebréia, que era a sua própria mãe, que o amamentou e transmitiu-lhe a herança.
Ensinou a Moisés que não havia outro Deus, somente o ‘’Deus de Abraão, Isaque e Jacó’’.

DESENVOLVIMENTO
Moisés foi adotado pela filha de Faraó e educado como príncipe. Foi instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras. Atos 7.22
O decreto de morte que havia sobre ele o Senhor Deus anulou e o preservou com vida, para que a promessa feita a Abraão de que a sua descendência seria como as estrelas do céu fosse cumprida.
Deus é fiel. O que Ele promete Ele cumpre.
Aos quarenta anos Moisés fere de morte um egípcio e foge para Midiã. De príncipe passa agora a guardador de ovelhas.
No monte de Deus, Horebe, quando apascentava as ovelhas, ele teve um encontro com Deus. Uma sarça ardia e não se consumia.
Deus o chama pelo nome: Moisés, Moisés. Ele responde: Eis-me aqui.
O Senhor lhe diz: ‘’Tira a sandálias dos pés, porque o lugar em que tu estás é terra santa.’’ Ex 3.5
No período em que Moisés viveu no palácio como filho da filha de Faraó, e também no tempo em que viveu no deserto, o Senhor o preparou para estar à frente do seu povo na saída do Egito e na caminhada rumo a Canaã.

CONCLUSÃO
Todos nós temos um chamado. Deus nos chama e nos prepara para realizarmos a sua obra.
Moisés passou quarenta anos em Midiã (Atos 7:30). Nesse tempo conheceu os caminhos do deserto, os recursos que havia ali, estudou o clima e os costumes do povo.
Conheceu a grandeza do deserto e na sua solidão Deus falou com ele. Assim teve tempo para meditar no seu chamado.
Quando Deus nos chama para realizarmos a sua obra, Ele nos prepara. Batiza-nos com o seu Espirito Santo. Na santificação tira as impurezas, “O lugar é santo”. Estar na presença de Deus é tirar os sapatos dos pés, é andar em temor.
Na obra do Senhor somos apenas servos, provados no deserto, rejeitando a glória deste mundo, porque almejamos uma morada celestial.
Moisés, pela fé, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó. Mas foi usado por Deus para que um povo fosse preservado e livre da escravidão do Egito, “tendo por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.” Hb 11.26
Somos escolhidos por Deus para testemunharmos que Jesus é o Senhor, ganhando almas para o seu reino, porque breve Ele voltará.
‘’Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quando em meu nome pedirdes ao Pai elevo-lo conceda.’’ Jo 15.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário