segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Aula 2 - Heróis da Fé - Enoque

Tema: Os Heróis da Fé 
2ª Aula: Enoque 
“Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” Hb 11:5 

O objetivo desta aula é mostrar que os servos fiéis aguardam, pela fé, o arrebatamento da igreja, quando viverão eternamente com Jesus. 

Introdução 
Estamos estudando sobre os Heróis da Fé. Mas quem foram eles? Foram servos fiéis e obedientes a Deus. Eram falhos e imperfeitos como nós, mas, pela fé, alcançaram testemunho (foram aprovados) diante de Deus e dos homens. Eles se destacaram, tornando assim, exemplos a serem seguidos por nós. Na aula anterior aprendemos, através do exemplo de Abel, que, pela fé no poder do sangue de Jesus, nós alcançamos salvação e perdão dos nossos pecados. Hoje vamos aprender sobre um servo de Deus chamado Enoque. 

Desenvolvimento 
Enoque viveu há muitos e muitos anos atrás. Nasceu depois de Abel e Caim, mas antes de Noé e do dilúvio que veio sobre a terra. Vocês sabiam que naquela época alguns homens viviam muitos anos? Isso mesmo! Havia homens que tinham mais de 800 anos de idade (Gn 5:4-20). Enoque teve um filho que se chamou Matusalém, e ele foi o homem que mais viveu na face da terra. Ele viveu 969 anos. Que interessante! Vejam como as pessoas viviam tanto tempo! “E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.” Gn 5:27 

A Bíblia ainda nos ensina que: 
  • Enoque andou com Deus (Gn 5:24a): Podemos imaginar como era a vida de Enoque. Quando estava triste, ele tinha o Senhor para consolar o seu coração. Quando ia dormir, não tinha o que temer, pois Deus estava ali para o guardar. Quando enfrentava um problema, tinha paz no seu coração, pois sabia que um amigo fiel estava ao seu lado. Como é bom andar com Deus! Desfrutar todos os dias do Seu grande amor. Enoque escolheu andar com Deus. Ele fez uma boa escolha. As pessoas escolhem com quem andam. Essa é uma escolha pessoal. Infelizmente, muitos escolhem andar com más companhias, com companhias que só os levarão a caminhos que trazem uma alegria passageira, mas são caminhos de morte. (Pv 16:25) Mas, como é andar com Deus? É andar na direção do Espírito Santo. O Espírito Santo te lembra em todos os instantes tudo que você tem aprendido na Palavra de Deus. Ele te leva a ter comunhão com Deus, fazendo dele o seu amigo fiel. Quando você pede a Deus para te abençoar na escola, para te livrar de más amizades, você está andando com Deus, pois está em comunhão com Ele. Andar com Deus também é ter tempo para buscar a Deus. Muitos têm tempo para tudo: para estudar, ver TV, jogar vídeo game, ficar na internet, no WhatsApp, se divertir. Mas é preciso ter tempo também de buscar a Deus, orar, ler a Bíblia, aprender mais sobre a Palavra do Senhor, ir aos cultos, à Escola Bíblica Dominical. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Rm 10:17 
  • Enoque alcançou testemunho de que agradara a Deus: A Bíblia diz que as pessoas que conheciam Enoque viam que Deus se agradava dele. “... visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” Hb 11:5b Que maravilha é quando vemos uma criança, um intermediário, um adolescente que Deus se agrada dele. E todos ao seu redor percebem isso, pois suas atitudes são diferentes. Não fala palavras feias, não faz coisas erradas quando está sozinho. Não fala mal das pessoas, não briga com os colegas. Antes dá bom testemunho, é educado e sempre tem uma boa palavra para os que estão ao seu redor. 
  • Enoque viveu 365 anos e foi trasladado (Gn 5:23 e Hb 11:5): Vamos pensar um pouco: “O que nos lembra o número 365?” Do número de dias de um ano. Quando Enoque completou 365 anos, Deus o trasladou, ou seja, Deus arrebatou Enoque para ir morar para sempre com Ele na eternidade. Trasladar significa mudar de lugar. Deus levou Enoque para o seu novo lar: a pátria celestial. Os servos fiéis vivem 365 dias do ano em comunhão com Deus, andando com Deus. E, como Enoque, serão arrebatados, pois Deus os levará para um novo lar. “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” Gn 5:24 Enoque foi arrebatado antes do dilúvio que veio nos dias de Noé. Deus também irá arrebatar os servos fiéis, a sua igreja fiel, livrando-a de todo juízo que virá sobre este mundo. Os servos fiéis creem que Jesus voltará em breve para levá-los à eternidade. 

Conclusão 
Existem pessoas que só querem andar com Deus um dia na semana, ou somente na hora do culto. Mas o Senhor quer que sejamos como Enoque, que andou com Ele em todos os momentos, até o dia em que Deus o levou para morar eternamente com Ele. “Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.” Pv 6:22 Assim como Enoque, a igreja fiel vive todos os dias com o Senhor Jesus e pela fé aguarda o momento do arrebatamento, quando Maranata irá se cumprir. Em breve estaremos para sempre com o Senhor na eternidade! Glórias e aleluias ao nosso Deus! Maranata! O Senhor Jesus vem! 

Sugestões de louvores: A minha alma espera (162); Em tuas pisadas (35); Com o Espírito de Deus em minha vida (106); Andai em minha presença (133). 

Pergunta para Crianças e Intermediários: Com quem Enoque andou? Resposta: Com Deus. “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” Gn 5:24 

Pergunta para Adolescentes: Com quem Enoque andou e o que aconteceu que as pessoas não o viram mais? Resposta: Com Deus e ele foi arrebatado. “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” Gn 5:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário