segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Aula 3 - Heróis da Fé - Noé

3ª Aula: Noé 

“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça, que é segundo a fé.” Hb 11:7 

O objetivo desta aula é mostrar que Noé, pela fé, temeu a Deus, e por isso foi salvo, alcançando a graça de Deus (favor de Deus para com o homem). 

Introdução 
Neste mês estamos aprendemos sobre os “Heróis da Fé”: servos que foram obedientes e fiéis a Deus. Já vimos sobre os servos Abel e Enoque. Hoje falaremos sobre Noé. Por que será que Noé foi um herói da fé? É o que vamos aprender na aula de hoje. 

Desenvolvimento 
A Bíblia nos conta que na época de Noé, os homens se multiplicaram na terra e se afastaram de Deus. Porque se distanciaram de Deus, os seus corações eram maus e só ficavam pensando em fazer coisas erradas. A terra estava cheia de pecado. Havia violência por toda parte. Por isso, Deus chegou até mesmo a se arrepender por haver criado o homem. Vejam a que ponto chegou! Mas, em meio a tanta maldade e pecado, havia um homem que Deus se agradava dele. Este homem era Noé! Ele achou graça aos olhos de Deus. (Gn 6:9) Noé andava com Deus. Vocês se lembram da aula passada? Nós estudamos sobre outro herói da fé que também andou com Deus. Quem era ele? Enoque. Muito bem!! Então, assim como Noé e Enoque, nós devemos andar com Deus. Devemos viver uma vida de comunhão com Deus. Ter comunhão com Deus é obedecer a Deus e fazer o que é agradável a Ele. Se andamos com Deus, o nosso coração não tem lugar para a mentira, a inveja, a preguiça, o pecado. Se andamos com Deus temos a alegria da salvação, pois um dia Jesus nos livrou deste mundo mal. Sabem o que a Bíblia nos ensina? Que Deus se agradou tanto de Noé que contou para ele o que ia fazer: “Noé, vou mandar um dilúvio para cobrir a terra e tudo o que tem vida na terra morrerá. Mas com você vou fazer uma aliança. Construa uma arca e entre nela você e sua família. Também coloque nela um casal de cada animal que existe na terra.” (Gn 6:11-22) O dilúvio seria um juízo de Deus sobre a terra. Mas o que é “o juízo de Deus”? É a decisão que Deus toma de acordo com as atitudes do homem. Nos dias de Noé, os homens se afastaram de Deus e o pecado se espalhou sobre a terra. Então, Deus decidiu enviar muita chuva durante muitos dias, até que toda a terra fosse coberta de água. E quem não estivesse dentro da arca, morreria. A arca seria a salvação para Noé e sua família. (Gn 7:6-24) Será que Noé duvidou do que Deus lhe falou? Não! Noé temeu quando Deus o avisou sobre tudo que iria acontecer, e por isso, ele e sua família foram salvos. “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça, que é segundo a fé.” Hb 11:7 Temer a Deus não é ter medo, mas é mostrar reverência e respeito a Deus, reconhecendo a Sua grandeza e poder (Pv 1:7). Quando tememos a Deus, nós obedecemos a Ele mesmo quando estamos longe de nossos pais, responsáveis ou irmãos da igreja. Nós sabemos que Deus, que está nos céus, conhece os nossos corações e vê todas as coisas. (Sl 33:13) Instituto Bíblico Educacional Maranata - Trabalho de Crianças, Intermediários e Adolescentes 3ª Aula - EBD - Os Heróis da Fé - Noé 2 A tia vai perguntar: O que as pessoas fizeram quando Noé anunciou o dilúvio (juízo de Deus sobre a terra) e começou a construir a arca? Nem deram ouvidos ao que Noé falou! Muitas devem ter achado que Noé estava louco. Além de não creram nas palavras de Noé, elas continuaram levando suas vidas como se nada fosse acontecer: casavam, bebiam, viviam uma vida de pecado, de desobediência. Não havia temor a Deus nos seus corações. Imaginem a situação de Noé! Ele começou a construir a arca. Aquela construção era grande e difícil, pois naquela época não tinham as máquinas, materiais e ferramentas que temos hoje. Noé demorou muitos anos para construir a arca. Além disso, as pessoas devem ter ficado falando um monte de coisas para desanimar Noé. Mas Noé não desanimou e não duvidou que tudo aquilo que Deus falou iria se cumprir (Hb 11:34). “Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez”. Gn 6:22 Depois de muito e muito tempo, a arca ficou pronta. Foram aproximadamente 100 anos (Gn 5:32 e Gn 7:6). Foi muito tempo, não é mesmo? Noé e sua família, juntamente com os animais entraram na arca. E Deus fechou a porta por fora. Ninguém mais podia entrar. Deus enviou o juízo sobre a terra. E houve chuva, muita chuva por quarenta dias e quarenta noites, mas Noé e sua família estavam salvos dentro da arca. Da mesma forma que a arca trouxe livramento e salvação para Noé e sua família, Jesus nos trouxe salvação. Se aceitamos Jesus no nosso coração, nós somos salvos do juízo que virá sobre este mundo. (Somente para professoras: Gn 7:18 diz que a arca andava sobre as águas, apontando, profeticamente para Jesus, quando andou sobre as águas em Jo 6:19-20) Como nos dias de Noé, hoje também existe um aviso da parte de Deus, um alerta: “JESUS VAI VOLTAR!”. Mas, assim como nos dias de Noé, muitos não acreditam e até mesmo zombam dos servos, questionando: “Por que você vai à igreja todos os dias? Por que você não vai às festas e baladas? Essa história que Jesus vai voltar é bobeira!”. Muitas pessoas não têm temor no coração. Mas nós não fazemos parte desses que não ouvem a voz do Senhor, que não guardam os Seus mandamentos. Devemos temer a Deus todos os dias da nossa vida, assim como Noé. 

Conclusão 
Porque Noé temeu a Deus, crendo nas Suas palavras, foi chamado de Herói da fé. Ele alcançou a graça de Deus (favor de Deus para com o homem) para a sua vida e sua família. E da mesma forma que a graça, o favor de Deus, foi com a vida de Noé e de sua família, a Sua graça tem sido sobre todos nós. Mas precisamos temer a Deus, crendo que Palavra de Deus vai se cumprir. “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”. Mc 13:31 Em breve a trombeta tocará e todos que estiverem preparados serão arrebatados. Por isso, como Noé, anunciamos, também, a profecia desta última hora: Maranata, o Senhor Jesus vem! 

Sugestões de louvores: Pai, estou a te clamar (02), Como Noé (103), O céu e a terra passarão (176), Jesus nos prometeu (118). 

Pergunta para Crianças e Intermediários: 
O que Noé construiu quando Deus anunciou o dilúvio sobre a terra? Resposta: Uma arca. “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, temeu, e, para salvação de sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça, que é segundo a fé.” Hb 11:7 

Pergunta para Adolescentes: 
Leia Hebreus 11:7 e responda por que Noé foi chamado de herói da fé? Resposta: Porque ele creu (teve fé) na profecia que Deus lhe deu sobre o dilúvio e temeu, construindo a arca, para salvação de sua família. “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, temeu, e, para salvação de sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça, que é segundo a fé.” Hb 11:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário